Rss Feed
  1. Feliz Por Nada

    quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

    Hoje, terminei de ler meu segundo livro da Martha Medeiros - Feliz Por Nada. Já conhecia o seu nome, do livro/filme Divã, como colunista do Globo. E tal. 
    Confesso, que foi garimpando em um monte de livros, que encontrei o Selma e Sinatra e graças ao nome da autora comprei quase sem ler o prefácio. Feliz surpresa. Achei ótimo, devorei em um dia. Logo providenciei mais Martha Medeiros. Neste caso, o Feliz Por Nada. Que correspondeu perfeitamente minhas expectativas. Ótimo também. Sabe aquela sensação de "quando eu crescer quero ser igual a..."? Então terminei o livro exatamente assim. Quando eu crescer quero escrever como Martha Medeiros. 

    É lógico que existem assuntos que discordo, mas isso é normal. Nem por isso vou deixar de ler. Ou admirar. 


    Em umas das crônicas do livro, ela diz que foi entrevistada pela Marília Gabriela. Fui logo no YouTube procurar a entrevista pensando, "Como será a voz da Martha Medeiros?". Não achei a entrevista que queria, mas achei uma que a Leda Nagle fez com ela. Assisti. O engraçado foi que eu li dois livros dela e tinha a certeza que sabia como era sua voz. Afinal, seus textos parecem conversas com o leitor, até mesmo no romance - Selma e Sinatra. Ela escreve de uma forma leve, que não fica cansativo terminar. É engraçado e reflexivo, mas está longe de ser auto ajuda. Melhor assim. Voltando a voz da escritora. Até que a voz que eu ouço ao ler os livros é bem parecida com a verdadeira. Outra coisa, me peguei pensando o seguinte "ela existe!". Não como uma fã enlouquecida, que grita e chora por um ídolo efêmero. Mas sim no sentido de me surpreender em uma pessoa  que se mostrar, se abre, tanto através de seus textos realmente existir. Hoje em dia isso é difícil, as pessoas mentem, inventam, criam tantas coisas que ver um escritor que escreve sem reservas realmente existir é uma surpresa. Feliz por não ser uma ficção. 



    Como é bom virar uma página e a seguinte estar em branco. Fim do livro, ou melhor, começo de outro. 
    |


  2. 1 comentários:

    1. silvioafonso disse...

      .


      Delícia de blog. Textos bem
      feitos. Boas ideias e uma dis-
      tribuição impecável nesse pe-
      queno espaço.

      Vou seguir você. Espero que te-
      nha algum prazer me seguindo.

      silvioafonso












      .